Os importantes marcos do desenvolvimento infantil
Atualizado: 20 de ago. de 2021

Como sabemos se a criança está com algum atraso?
Os marcos do desenvolvimento são as ações que a maioria das crianças conseguem fazer em determinadas idades. Eles podem sofrer influência de fatores como genética, ambiente e estímulos e envolvem habilidades motora grosseira, motora fina, de linguagem, cognitivas, sociais e emocionais. Cada criança tem o seu tempo, mas atrasos persistentes podem indicar que algo não está normal e esta delimitação temporal do desenvolvimento é um importante indicador da saúde da criança.
Veja a seguir os principais marcos do desenvolvimento e os sinais de alerta para atrasos:
2 meses
Social/Emocional
Começa a sorrir para as pessoas
Consegue se acalmar rapidamente (pode levar as mãos à boca e chupar a mão)
Tenta olhar para os pais
Linguagem/Comunicação
Começa a fazer barulhos e gorgolejar
Vira a cabeça em direção aos sons
Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)
Presta atenção a rostos
Começa a seguir objetos com os olhos e reconhece as pessoas de longe
Começa a ficar entediado (chora, fica inquieto) se a atividade não muda
Movimento/Desenvolvimento físico
Consegue manter a cabeça elevada e começa a erguer o tronco quando está de bruços
Faz movimentos mais suaves com os braços e as pernas
Sinais de alerta aos 2 meses
Não reage a sons altos
Não observa o movimento das coisas
Não sorri para as pessoas
Não leva as mãos à boca
Não consegue manter a cabeça erguida ao elevar o tronco quando está de bruços
4 meses
Social/Emocional
Sorri de forma espontânea, especialmente para as pessoas
Gosta de brincar com as pessoas e pode chorar se a brincadeira acaba o Imita alguns movimentos e expressões faciais, como sorrir ou franzir a testa
Linguagem/Comunicação
Começa a balbuciar o Balbucia com expressões e imita os sons que ouve
Chora de maneira diferente para mostrar fome, dor ou cansaço
Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)
Mostra a você se está feliz ou triste
Responde ao afeto o Tenta pegar um brinquedo com uma mão
Usa as mãos e olhos juntos, como ao ver um brinquedo e tentar pegá-lo
Segue as coisas em movimento com os olhos de um lado para o outro
Observa os rostos atentamente
Reconhece pessoas e coisas familiares de longe
Movimento/Desenvolvimento físico
Mantém a cabeça erguida firmemente, sem apoio
Empurra as pernas quando os pés estão encostados em uma superfície dura
Consegue rolar de barriga para cima quando está de bruços
Consegue segurar um brinquedo e chacoalhá-lo e balançar brinquedos pendurados o Leva as mãos à boca
Quando está de bruços, se apoia sobre os cotovelos
Sinais de alerta aos 4 meses
Não observa o movimento das coisas
Não sorri para as pessoas
Não consegue erguer a cabeça firmemente
Não faz barulhos ou emite sons
Não traz coisas à boca
Não empurra as pernas quando os pés estão encostados em uma superfície dura
Tem dificuldade em movimentar um ou ambos os olhos em todas as direções
6 meses
Social/Emocional
Reconhece rostos familiares e começar a perceber se alguém é estranho
Gosta de brincar com outros, especialmente os pais
Responde a emoções alheias e normalmente parece feliz
Gosta de se ver no espelho
Linguagem/Comunicação
Responde aos sons emitindo sons
Une as vogais ao balbuciar (“ah”, “eh”, “oh”) e gosta de revezar com os pais enquanto emite sons
Responde ao próprio nome
Emite sons para mostrar alegria e descontentamento
Começa a falar sons consoantes (articula com “m”, “b”)
Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)
Observa as coisas ao seu redor
Leva objetos à boca o Mostra curiosidade sobre as coisas e procura alcançar objetos que estão fora do alcance
Começa a passar as coisas de uma mão para a outra
Movimento/Desenvolvimento físico
Rola em ambas as direções (de bruços para costas e vice-versa)
Começa a sentar-se sem apoio
Quando está de pé, apoia o peso sobre as pernas e pode tentar saltar
Balança para frente e para trás, às vezes engatinhando para trás antes de seguir para frente
Sinais de alerta aos 6 meses
Não tenta pegar objetos que estão ao alcance
Não mostra afeto por seus cuidadores
Não responde aos sons ao seu redor
Apresenta dificuldade em levar objetos à boca
Não emite sons vogais (“ah”, “eh”, “oh”)
Não rola em nenhuma direção
Não ri ou emite sons agudos
Parece bem duro, com músculos contraídos
Parece bem mole, como uma boneca de pano
9 meses
Social/Emocional
Pode ter medo de estranhos
Pode ser grudado nos adultos familiares
Possui brinquedos favoritos
Linguagem/Comunicação
Compreende “não”
Emite muitos sons diferentes como “mamamama” e ”bababababa”
Imita sons e gestos dos outros
Usa os dedos para apontar as coisas
Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)
Observa o caminho de alguma coisa quando ela cai
Procura objetos que vê você esconder
Brinca de esconder e achar o rosto
Coloca objetos na boca
Movimenta objetos facilmente de uma mão para a outra
Pega coisas, como cereais, entre o dedão e o dedo indicador
Movimento/Desenvolvimento físico
Fica de pé apoiado em algo
Consegue se sentar
Senta sem apoio
Puxa para levantar
Engatinha
Sinais de alerta aos 9 meses
Não suporta o peso nas pernas com apoio
Não senta com ajuda o Não balbucia (“mama”, “baba”, “dada”)
Não joga nenhum jogo envolvendo dar e receber
Não responde ao próprio nome
Não parece reconhecer pessoas familiares
Não olha para onde você aponta
Não transfere os brinquedos de uma mão para outra
1 ano
Social/Emocional
É tímido ou nervoso com estranhos
Chora quando a mãe ou pai vai embora
Possui pessoas e objetos preferidos
Demonstra medo em algumas situações
Entrega um livro para você quando quer ouvir uma história
Repete sons ou reações para conseguir atenção
Levanta os braços e as pernas para ajudar na hora de se vestir
Brinca de “esconder e achar o rosto” e “ciranda”
Linguagem/Comunicação
Responde a pedidos simples verbais
Usa gestos simples, como balançar a cabeça [simbolizando] “não” ou acenar “tchau” Emite sons com alterações no tom (soa mais parecido com a fala)
Diz “mama” e “papa” e exclamações como “uh-oh!”
Tenta dizer as palavras que você fala
Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)
Explora as coisas de formas diferentes, como chacoalhando, batendo ou arremessando
Acha objetos escondidos com facilidade
Olha para um a imagem ou objeto certo quando se diz o nome de tal objeto o Imita gestos
Começa a usar as coisas corretamente; por exemplo, bebe de um copo, escova o cabelo o Bate dois objetos um contra o outro
Coloca os objetos em uma caixa, tira os objetos de uma caixa
Solta as coisas sem ajuda
Cutuca com o dedo indicador
Segue instruções simples como “pegue o brinquedo”
Sinais de alerta com 1 ano
Não engatinha
Não consegue ficar de pé com apoio
Não procura objetos que viu você esconder.
Não fala palavras simples como “mama” ou “papa”
Não aprende gestos como acenar ou balançar a cabeça
Não aponta para objetos
Perde habilidades que já teve
1 ano e meio
Social/Emocional
Gosta de dar coisas a os outros como forma de brincadeira
Pode ter ataques de birra
Pode ter medo de estranhos
Mostra afeto para as pessoas com quem está familiarizado
Brinca de faz de conta simples, como alimentar uma boneca
Pode grudar nos cuidadores em situações novas
Aponta para mostrar às outras pessoas algo interessante
Explora sozinho, mas com um dos pais por perto
Linguagem/Comunicação
Fala diversas palavras simples
Diz “não” balançando a cabeça
Aponta para mostrar a alguém o que ele quer
Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)
Sabe para que servem coisas comuns, por exemplo, telefone, escova, colher
Aponta para conseguir a atenção de outras pessoas
Mostra interesse em uma boneca ou animal de pelúcia fingindo alimentá-lo
Aponta para uma parte do corpo
Faz rabiscos sozinho
Consegue seguir comandos verbais de 1 passo sem gestos, por exemplo, senta quando você diz “sente-se”
Movimento/Desenvolvimento físico
Anda sozinho
Pode conseguir subir degraus e correr
Puxa brinquedos enquanto anda
Ajuda a se despir
Bebe de um copo
Come com uma colher
Sinais de alerta com 1 ano e meio
Não aponta para mostrar coisas para outras pessoas
Não consegue andar
Não sabe para que servem objetos comuns
Não imita os outros
Não adquire novas palavras
Não tem um vocabulário de pelo menos 6 palavras
Não percebe ou liga se um cuidador sai ou retorna
Perde habilidades que já teve
2 anos
Social/Emocional
Imita os outros, especialmente adultos e crianças mais velhas
Fica empolgado quando está com outras crianças
Mostra cada vez mais independência
Mostra um comportamento desafiador (faz o que lhe foi pedido para não fazer)
Brinca principalmente ao lado de outras crianças, mas começa a incluir outras crianças, como em brincadeiras de pega-pega
Linguagem/Comunicação
Aponta para objetos ou imagens quando ouve seus nomes
Conhece os nomes de pessoas familiares e partes do corpo
Formula frases com 2 a 4 palavras
Segue instruções simples
Repete palavras que ouviu em uma conversa
Aponta para coisas em um livro
Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)
Encontra objetos mesmo quando escondidos debaixo de duas ou três camadas Começa a separar formas e cores
Completa frases e rimas em livros familiares
Brinca de brincadeiras simples de faz de conta
Constrói torres de 4 ou mais blocos
Pode usar uma mão mais do que a outra
Segue instruções de dois passos, como “Pegue seus sapatos e coloque-os no armário”.
Nomeia itens em um livro de imagens, como gato, pássaro ou cachorro
Movimento/Desenvolvimento físico
Fica na ponta do pé
Chuta uma bola
Começa a correr
Sinais de alerta aos 2 anos
Não usa frases de 2 palavras (por exemplo, “beber leite”)
Não sabe o que fazer com coisas comuns, como escova, telefone, garfo, colher
Não imita ações e palavras
Não segue instruções simples
Não anda com firmeza
Perde habilidades que já teve
3 anos
Social/Emocional
Imita adultos e amigos
Mostra afeto por amigos sem ser incentivado
Reveza em brincadeiras
Mostra preocupação por um amigo que está chorando
Entende a ideia de “meu” e “seu” ou “sua”
Mostra uma série de emoções
Separa com facilidade da mãe e do pai
Pode ficar aborrecido com mudanças grandes na rotina
Coloca e tira a roupa sozinho
Linguagem/Comunicação
Segue instruções de 2 ou 3 passos
Consegue falar o nome das coisas mais comuns
Entende palavras como “dentro”, “em cima” e “embaixo”
Fala seu primeiro nome, idade e sexo
Fala o nome de um amigo
Fala palavras como “eu”, “mim”, “nós” e “você” e alguns plurais (carros, cachorros, gatos)
Fala bem o suficiente para pessoas estranhas entenderem a maior parte do tempo o Engaja em uma conversa usando 2 a 3 frases
Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)
Pode manusear brinquedos com botões, alavancas e partes móveis
Brinca de faz de conta com bonecas, animais e pessoas
Monta quebra-cabeças com 3 ou 4 peças
Entende o que “dois” significa
Copia um círculo com um lápis ou giz-de-cera
Vira uma página de um livro por vez
Constrói torres de mais de 6 blocos
Abre e fecha tampas de jarras ou vira a maçaneta da porta
Sinais de alerta aos 3 anos
Cai muito ou tem dificuldade com degraus
Baba ou apresenta fala não clara
Não consegue manusear brinquedos simples (como painéis furados, quebra-cabeças simples, maçaneta de virar)
Não usa frases para se comunicar
Não entende instruções simples
Não brinca de faz de conta ou de mentirinha
Não quer brincar com outras crianças ou com brinquedos
Não faz contato com os olhos
Perde habilidades que já teve
4 anos
Social/Emocional
Gosta de fazer coisas novas
Brinca de “mamãe” e “papai”
Está cada vez mais criativo com brincadeiras de faz de conta
Prefere brincar com outras crianças do que sozinho
Coopera com outras crianças
Com frequência não consegue separar o real do imaginário
Fala sobre o que gosta e no que está interessado
Linguagem/Comunicação
Sabe algumas regras básicas de gramática, como o uso correto de “ele” e “ela”
Canta uma música ou recita um poema de cabeça, como ”A dona aranha” ou “As rodas do ônibus”
Conta histórias
Consegue dizer seu nome e sobrenome
Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)
Fala os nomes de cores e alguns números
Entende a ideia de contar
Começa a entender o tempo
Lembra-se de partes de uma história
Entende a ideia de “igual” e “diferente”
Desenha uma pessoa com 2 a 4 partes do corpo
Usa tesouras
Começa a copiar algumas letras de forma
Brinca de jogos de tabuleiro ou de cartas
Diz a você o que acha que vai acontecer em seguida em um livro
Movimento/Desenvolvimento físico
Pula e fica sobre um pé só por até 2 segundos
Consegue pegar uma bola quicando na maior parte das vezes
Coloca líquidos [em um copo], corta com supervisão e amassa seu próprio alimento
Sinais de alerta aos 4 anos
Não consegue pular no mesmo local
Apresenta dificuldade para rabiscar
Não mostra interesse em jogos interativos ou de faz de conta
Ignora outras crianças ou não responde a pessoas fora da família
Resiste à troca de roupa, hora de dormir e ir ao banheiro
Não consegue contar uma história preferida
Não segue comandos de 3 partes
Não entende “igual” e “diferente”
Não usa “eu” e “você” corretamente
Fala de forma não compreensível
Perde habilidades que já teve
5 anos
Social/Emocional
Quer agradar os amigos
Quer ser como os amigos
Mais propenso a cumprir as regras
Gosta de cantar, dançar e atuar
Tem consciência do gênero sexual
Consegue separar o real do imaginário
Mostra mais independência (por exemplo, pode visitar um vizinho de porta sozinho [ainda precisa de supervisão de um adulto])
Às vezes é exigente e às vezes bastante cooperativo
Linguagem/Comunicação
Fala com clareza
Conta uma história simples usando frases completas
Usa o tempo futuro, por exemplo, “A vovó vai chegar”.
Diz o nome e o endereço
Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)
Conta 10 ou mais coisas
Consegue desenhar uma pessoa com pelo menos 6 partes do corpo
Consegue escrever algumas letras ou números
Copia um triângulo e outras formas geométricas
Sabe de coisas usadas diariamente, como dinheiro e comida
Movimento/Desenvolvimento físico
Fica em pé sobre um pé só por 10 segundos ou mais
Pula; talvez consiga saltar
Consegue dar cambalhota
Usa garfo e colher e, às vezes, faca
Consegue ir ao banheiro sozinho
Balança e escala
Sinais de alerta aos 5 anos
Não mostra uma série de emoções
Demonstra comportamentos extremos (medo, agressividade, timidez ou tristeza fora do comum)
Retraído e pouco ativo fora do comum
É facilmente distraído, tem dificuldade em focar em uma atividade por mais de 5 minutos
Não responde às pessoas, ou responde apenas superficialmente
Não consegue separar o real do imaginário
Não brinca de uma série de jogos e atividades
Não consegue dizer seu nome e sobrenome
Não usa plurais e tempo passado corretamente
Não fala sobre as atividades ou experiências diárias
Não faz desenhos
Não consegue escovar os dentes, lavar e enxugar as mãos, ou se despir sem ajuda
Perde habilidades que já teve
Caso perceba que algo não está normal com o seu filho, marque uma avaliação com o pediatra. Ele é o profissional capacitado para diagnosticar inicialmente atrasos do desenvolvimento infantil e direcionar a criança para o serviço especializado necessário.
Não deixe de consultar rotineiramente com o médico pediatra. O acompanhamento nas consultas de puericultura pode fazer com que a identificação de anormalidades ocorram o mais precocemente possível. Saiba mais em "Com qual frequência a criança deve ir ao pediatra?"
Referências:
Centers for Disease Control and Prevention. Tools for Tracking Milestones. All Checklists with Tips.