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Os importantes marcos do desenvolvimento infantil

Atualizado: 20 de ago. de 2021


Marcos do desenvolvimento infantil - como saber se a criança está com atraso

Como sabemos se a criança está com algum atraso?


Os marcos do desenvolvimento são as ações que a maioria das crianças conseguem fazer em determinadas idades. Eles podem sofrer influência de fatores como genética, ambiente e estímulos e envolvem habilidades motora grosseira, motora fina, de linguagem, cognitivas, sociais e emocionais. Cada criança tem o seu tempo, mas atrasos persistentes podem indicar que algo não está normal e esta delimitação temporal do desenvolvimento é um importante indicador da saúde da criança.

Veja a seguir os principais marcos do desenvolvimento e os sinais de alerta para atrasos:




2 meses


Social/Emocional

  • Começa a sorrir para as pessoas

  • Consegue se acalmar rapidamente (pode levar as mãos à boca e chupar a mão)

  • Tenta olhar para os pais

  • Linguagem/Comunicação

  • Começa a fazer barulhos e gorgolejar

  • Vira a cabeça em direção aos sons


Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)

  • Presta atenção a rostos

  • Começa a seguir objetos com os olhos e reconhece as pessoas de longe

  • Começa a ficar entediado (chora, fica inquieto) se a atividade não muda


Movimento/Desenvolvimento físico

  • Consegue manter a cabeça elevada e começa a erguer o tronco quando está de bruços

  • Faz movimentos mais suaves com os braços e as pernas


Sinais de alerta aos 2 meses

  • Não reage a sons altos

  • Não observa o movimento das coisas

  • Não sorri para as pessoas

  • Não leva as mãos à boca

  • Não consegue manter a cabeça erguida ao elevar o tronco quando está de bruços



4 meses


Social/Emocional

  • Sorri de forma espontânea, especialmente para as pessoas

  • Gosta de brincar com as pessoas e pode chorar se a brincadeira acaba o Imita alguns movimentos e expressões faciais, como sorrir ou franzir a testa


Linguagem/Comunicação

  • Começa a balbuciar o Balbucia com expressões e imita os sons que ouve

  • Chora de maneira diferente para mostrar fome, dor ou cansaço


Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)

  • Mostra a você se está feliz ou triste

  • Responde ao afeto o Tenta pegar um brinquedo com uma mão

  • Usa as mãos e olhos juntos, como ao ver um brinquedo e tentar pegá-lo

  • Segue as coisas em movimento com os olhos de um lado para o outro

  • Observa os rostos atentamente

  • Reconhece pessoas e coisas familiares de longe


Movimento/Desenvolvimento físico

  • Mantém a cabeça erguida firmemente, sem apoio

  • Empurra as pernas quando os pés estão encostados em uma superfície dura

  • Consegue rolar de barriga para cima quando está de bruços

  • Consegue segurar um brinquedo e chacoalhá-lo e balançar brinquedos pendurados o Leva as mãos à boca

  • Quando está de bruços, se apoia sobre os cotovelos


Sinais de alerta aos 4 meses

  • Não observa o movimento das coisas

  • Não sorri para as pessoas

  • Não consegue erguer a cabeça firmemente

  • Não faz barulhos ou emite sons

  • Não traz coisas à boca

  • Não empurra as pernas quando os pés estão encostados em uma superfície dura

  • Tem dificuldade em movimentar um ou ambos os olhos em todas as direções



6 meses


Social/Emocional

  • Reconhece rostos familiares e começar a perceber se alguém é estranho

  • Gosta de brincar com outros, especialmente os pais

  • Responde a emoções alheias e normalmente parece feliz

  • Gosta de se ver no espelho


Linguagem/Comunicação

  • Responde aos sons emitindo sons

  • Une as vogais ao balbuciar (“ah”, “eh”, “oh”) e gosta de revezar com os pais enquanto emite sons

  • Responde ao próprio nome

  • Emite sons para mostrar alegria e descontentamento

  • Começa a falar sons consoantes (articula com “m”, “b”)


Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)

  • Observa as coisas ao seu redor

  • Leva objetos à boca o Mostra curiosidade sobre as coisas e procura alcançar objetos que estão fora do alcance

  • Começa a passar as coisas de uma mão para a outra


Movimento/Desenvolvimento físico

  • Rola em ambas as direções (de bruços para costas e vice-versa)

  • Começa a sentar-se sem apoio

  • Quando está de pé, apoia o peso sobre as pernas e pode tentar saltar

  • Balança para frente e para trás, às vezes engatinhando para trás antes de seguir para frente


Sinais de alerta aos 6 meses

  • Não tenta pegar objetos que estão ao alcance

  • Não mostra afeto por seus cuidadores

  • Não responde aos sons ao seu redor

  • Apresenta dificuldade em levar objetos à boca

  • Não emite sons vogais (“ah”, “eh”, “oh”)

  • Não rola em nenhuma direção

  • Não ri ou emite sons agudos

  • Parece bem duro, com músculos contraídos

  • Parece bem mole, como uma boneca de pano



9 meses


Social/Emocional

  • Pode ter medo de estranhos

  • Pode ser grudado nos adultos familiares

  • Possui brinquedos favoritos

  • Linguagem/Comunicação

  • Compreende “não”

  • Emite muitos sons diferentes como “mamamama” e ”bababababa”

  • Imita sons e gestos dos outros

  • Usa os dedos para apontar as coisas


Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)

  • Observa o caminho de alguma coisa quando ela cai

  • Procura objetos que vê você esconder

  • Brinca de esconder e achar o rosto

  • Coloca objetos na boca

  • Movimenta objetos facilmente de uma mão para a outra

  • Pega coisas, como cereais, entre o dedão e o dedo indicador


Movimento/Desenvolvimento físico

  • Fica de pé apoiado em algo

  • Consegue se sentar

  • Senta sem apoio

  • Puxa para levantar

  • Engatinha


Sinais de alerta aos 9 meses

  • Não suporta o peso nas pernas com apoio

  • Não senta com ajuda o Não balbucia (“mama”, “baba”, “dada”)

  • Não joga nenhum jogo envolvendo dar e receber

  • Não responde ao próprio nome

  • Não parece reconhecer pessoas familiares

  • Não olha para onde você aponta

  • Não transfere os brinquedos de uma mão para outra



1 ano


Social/Emocional

  • É tímido ou nervoso com estranhos

  • Chora quando a mãe ou pai vai embora

  • Possui pessoas e objetos preferidos

  • Demonstra medo em algumas situações

  • Entrega um livro para você quando quer ouvir uma história

  • Repete sons ou reações para conseguir atenção

  • Levanta os braços e as pernas para ajudar na hora de se vestir

  • Brinca de “esconder e achar o rosto” e “ciranda”


Linguagem/Comunicação

  • Responde a pedidos simples verbais

  • Usa gestos simples, como balançar a cabeça [simbolizando] “não” ou acenar “tchau” Emite sons com alterações no tom (soa mais parecido com a fala)

  • Diz “mama” e “papa” e exclamações como “uh-oh!”

  • Tenta dizer as palavras que você fala


Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)

  • Explora as coisas de formas diferentes, como chacoalhando, batendo ou arremessando

  • Acha objetos escondidos com facilidade

  • Olha para um a imagem ou objeto certo quando se diz o nome de tal objeto o Imita gestos

  • Começa a usar as coisas corretamente; por exemplo, bebe de um copo, escova o cabelo o Bate dois objetos um contra o outro

  • Coloca os objetos em uma caixa, tira os objetos de uma caixa

  • Solta as coisas sem ajuda

  • Cutuca com o dedo indicador

  • Segue instruções simples como “pegue o brinquedo”


Sinais de alerta com 1 ano

  • Não engatinha

  • Não consegue ficar de pé com apoio

  • Não procura objetos que viu você esconder.

  • Não fala palavras simples como “mama” ou “papa”

  • Não aprende gestos como acenar ou balançar a cabeça

  • Não aponta para objetos

  • Perde habilidades que já teve



1 ano e meio


Social/Emocional

  • Gosta de dar coisas a os outros como forma de brincadeira

  • Pode ter ataques de birra

  • Pode ter medo de estranhos

  • Mostra afeto para as pessoas com quem está familiarizado

  • Brinca de faz de conta simples, como alimentar uma boneca

  • Pode grudar nos cuidadores em situações novas

  • Aponta para mostrar às outras pessoas algo interessante

  • Explora sozinho, mas com um dos pais por perto


Linguagem/Comunicação

  • Fala diversas palavras simples

  • Diz “não” balançando a cabeça

  • Aponta para mostrar a alguém o que ele quer


Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)

  • Sabe para que servem coisas comuns, por exemplo, telefone, escova, colher

  • Aponta para conseguir a atenção de outras pessoas

  • Mostra interesse em uma boneca ou animal de pelúcia fingindo alimentá-lo

  • Aponta para uma parte do corpo

  • Faz rabiscos sozinho

  • Consegue seguir comandos verbais de 1 passo sem gestos, por exemplo, senta quando você diz “sente-se”


Movimento/Desenvolvimento físico

  • Anda sozinho

  • Pode conseguir subir degraus e correr

  • Puxa brinquedos enquanto anda

  • Ajuda a se despir

  • Bebe de um copo

  • Come com uma colher


Sinais de alerta com 1 ano e meio

  • Não aponta para mostrar coisas para outras pessoas

  • Não consegue andar

  • Não sabe para que servem objetos comuns

  • Não imita os outros

  • Não adquire novas palavras

  • Não tem um vocabulário de pelo menos 6 palavras

  • Não percebe ou liga se um cuidador sai ou retorna

  • Perde habilidades que já teve



2 anos


Social/Emocional

  • Imita os outros, especialmente adultos e crianças mais velhas

  • Fica empolgado quando está com outras crianças

  • Mostra cada vez mais independência

  • Mostra um comportamento desafiador (faz o que lhe foi pedido para não fazer)

  • Brinca principalmente ao lado de outras crianças, mas começa a incluir outras crianças, como em brincadeiras de pega-pega


Linguagem/Comunicação

  • Aponta para objetos ou imagens quando ouve seus nomes

  • Conhece os nomes de pessoas familiares e partes do corpo

  • Formula frases com 2 a 4 palavras

  • Segue instruções simples

  • Repete palavras que ouviu em uma conversa

  • Aponta para coisas em um livro


Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)

  • Encontra objetos mesmo quando escondidos debaixo de duas ou três camadas Começa a separar formas e cores

  • Completa frases e rimas em livros familiares

  • Brinca de brincadeiras simples de faz de conta

  • Constrói torres de 4 ou mais blocos

  • Pode usar uma mão mais do que a outra

  • Segue instruções de dois passos, como “Pegue seus sapatos e coloque-os no armário”.

  • Nomeia itens em um livro de imagens, como gato, pássaro ou cachorro


Movimento/Desenvolvimento físico

  • Fica na ponta do pé

  • Chuta uma bola

  • Começa a correr


Sinais de alerta aos 2 anos

  • Não usa frases de 2 palavras (por exemplo, “beber leite”)

  • Não sabe o que fazer com coisas comuns, como escova, telefone, garfo, colher

  • Não imita ações e palavras

  • Não segue instruções simples

  • Não anda com firmeza

  • Perde habilidades que já teve


3 anos


Social/Emocional

  • Imita adultos e amigos

  • Mostra afeto por amigos sem ser incentivado

  • Reveza em brincadeiras

  • Mostra preocupação por um amigo que está chorando

  • Entende a ideia de “meu” e “seu” ou “sua”

  • Mostra uma série de emoções

  • Separa com facilidade da mãe e do pai

  • Pode ficar aborrecido com mudanças grandes na rotina

  • Coloca e tira a roupa sozinho


Linguagem/Comunicação

  • Segue instruções de 2 ou 3 passos

  • Consegue falar o nome das coisas mais comuns

  • Entende palavras como “dentro”, “em cima” e “embaixo”

  • Fala seu primeiro nome, idade e sexo

  • Fala o nome de um amigo

  • Fala palavras como “eu”, “mim”, “nós” e “você” e alguns plurais (carros, cachorros, gatos)

  • Fala bem o suficiente para pessoas estranhas entenderem a maior parte do tempo o Engaja em uma conversa usando 2 a 3 frases


Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)

  • Pode manusear brinquedos com botões, alavancas e partes móveis

  • Brinca de faz de conta com bonecas, animais e pessoas

  • Monta quebra-cabeças com 3 ou 4 peças

  • Entende o que “dois” significa

  • Copia um círculo com um lápis ou giz-de-cera

  • Vira uma página de um livro por vez

  • Constrói torres de mais de 6 blocos

  • Abre e fecha tampas de jarras ou vira a maçaneta da porta


Sinais de alerta aos 3 anos

  • Cai muito ou tem dificuldade com degraus

  • Baba ou apresenta fala não clara

  • Não consegue manusear brinquedos simples (como painéis furados, quebra-cabeças simples, maçaneta de virar)

  • Não usa frases para se comunicar

  • Não entende instruções simples

  • Não brinca de faz de conta ou de mentirinha

  • Não quer brincar com outras crianças ou com brinquedos

  • Não faz contato com os olhos

  • Perde habilidades que já teve


4 anos


Social/Emocional

  • Gosta de fazer coisas novas

  • Brinca de “mamãe” e “papai”

  • Está cada vez mais criativo com brincadeiras de faz de conta

  • Prefere brincar com outras crianças do que sozinho

  • Coopera com outras crianças

  • Com frequência não consegue separar o real do imaginário

  • Fala sobre o que gosta e no que está interessado


Linguagem/Comunicação

  • Sabe algumas regras básicas de gramática, como o uso correto de “ele” e “ela”

  • Canta uma música ou recita um poema de cabeça, como ”A dona aranha” ou “As rodas do ônibus”

  • Conta histórias

  • Consegue dizer seu nome e sobrenome


Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)

  • Fala os nomes de cores e alguns números

  • Entende a ideia de contar

  • Começa a entender o tempo

  • Lembra-se de partes de uma história

  • Entende a ideia de “igual” e “diferente”

  • Desenha uma pessoa com 2 a 4 partes do corpo

  • Usa tesouras

  • Começa a copiar algumas letras de forma

  • Brinca de jogos de tabuleiro ou de cartas

  • Diz a você o que acha que vai acontecer em seguida em um livro


Movimento/Desenvolvimento físico

  • Pula e fica sobre um pé só por até 2 segundos

  • Consegue pegar uma bola quicando na maior parte das vezes

  • Coloca líquidos [em um copo], corta com supervisão e amassa seu próprio alimento


Sinais de alerta aos 4 anos

  • Não consegue pular no mesmo local

  • Apresenta dificuldade para rabiscar

  • Não mostra interesse em jogos interativos ou de faz de conta

  • Ignora outras crianças ou não responde a pessoas fora da família

  • Resiste à troca de roupa, hora de dormir e ir ao banheiro

  • Não consegue contar uma história preferida

  • Não segue comandos de 3 partes

  • Não entende “igual” e “diferente”

  • Não usa “eu” e “você” corretamente

  • Fala de forma não compreensível

  • Perde habilidades que já teve



5 anos


Social/Emocional

  • Quer agradar os amigos

  • Quer ser como os amigos

  • Mais propenso a cumprir as regras

  • Gosta de cantar, dançar e atuar

  • Tem consciência do gênero sexual

  • Consegue separar o real do imaginário

  • Mostra mais independência (por exemplo, pode visitar um vizinho de porta sozinho [ainda precisa de supervisão de um adulto])

  • Às vezes é exigente e às vezes bastante cooperativo


Linguagem/Comunicação

  • Fala com clareza

  • Conta uma história simples usando frases completas

  • Usa o tempo futuro, por exemplo, “A vovó vai chegar”.

  • Diz o nome e o endereço


Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)

  • Conta 10 ou mais coisas

  • Consegue desenhar uma pessoa com pelo menos 6 partes do corpo

  • Consegue escrever algumas letras ou números

  • Copia um triângulo e outras formas geométricas

  • Sabe de coisas usadas diariamente, como dinheiro e comida


Movimento/Desenvolvimento físico

  • Fica em pé sobre um pé só por 10 segundos ou mais

  • Pula; talvez consiga saltar

  • Consegue dar cambalhota

  • Usa garfo e colher e, às vezes, faca

  • Consegue ir ao banheiro sozinho

  • Balança e escala


Sinais de alerta aos 5 anos

  • Não mostra uma série de emoções

  • Demonstra comportamentos extremos (medo, agressividade, timidez ou tristeza fora do comum)

  • Retraído e pouco ativo fora do comum

  • É facilmente distraído, tem dificuldade em focar em uma atividade por mais de 5 minutos

  • Não responde às pessoas, ou responde apenas superficialmente

  • Não consegue separar o real do imaginário

  • Não brinca de uma série de jogos e atividades

  • Não consegue dizer seu nome e sobrenome

  • Não usa plurais e tempo passado corretamente

  • Não fala sobre as atividades ou experiências diárias

  • Não faz desenhos

  • Não consegue escovar os dentes, lavar e enxugar as mãos, ou se despir sem ajuda

  • Perde habilidades que já teve



Caso perceba que algo não está normal com o seu filho, marque uma avaliação com o pediatra. Ele é o profissional capacitado para diagnosticar inicialmente atrasos do desenvolvimento infantil e direcionar a criança para o serviço especializado necessário.

Não deixe de consultar rotineiramente com o médico pediatra. O acompanhamento nas consultas de puericultura pode fazer com que a identificação de anormalidades ocorram o mais precocemente possível. Saiba mais em "Com qual frequência a criança deve ir ao pediatra?"



Referências:

Centers for Disease Control and Prevention. Tools for Tracking Milestones. All Checklists with Tips.

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Pediatra - Dr. Adilson Rossi Ceron

Rua Tupi, nº 1303, sala 401 - Edifício dos Viajantes - Novo Hamburgo / RS

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