top of page

Cuidado ao puxar uma criança pela mão ou antebraço!

Atualizado: 19 de ago. de 2021


Criança com luxação do cotovelo e a recomendação de pediatra

A Pronação Dolorosa ou "cotovelo de babá" é uma subluxação que ocorre no cotovelo de crianças pequenas quando puxadas pela mão ou antebraço. Nesta situação há um deslocamento do osso rádio em relação ao ligamento anular. É extremamente dolorosa e incapacita os movimentos do membro enquanto não for resolvida.


Acomete especialmente crianças nos primeiros anos de vida, quando há maior elasticidade dos ligamentos, é mais prevalente em meninas e o membro mais frequentemente afetado é o esquerdo. Os típicos relatos são de situações em que a criança foi segura ou puxada pela mão para não cair ou não sair correndo e, então passou a manifestar dor súbita e desconforto com restrição voluntária de movimentos do antebraço.

A criança com esta subluxação adota uma postura de defesa em relação ao membro afetado, não tolerando movimentos por causa da dor intensa.


A manobra de correção é rápida e simples, mas deve ser executada apenas pelo médico, após constatada a inexistência de fraturas associadas. Ao ser realizado o procedimento de redução, a melhora da dor é quase que imediata!

932 visualizações

Pediatra - Dr. Adilson Rossi Ceron

Rua Tupi, nº 1303, sala 401 - Edifício dos Viajantes - Novo Hamburgo / RS

51 3273-9537

bottom of page